Os prefeitos de Barueri, Beto Piteri, de Carapicuíba, José Roberto, e de Jandira, Dr. Sato, reuniram-se no dia 3 de junho para discutir um novo projeto de infraestrutura contra enchentes na região. A proposta central é a construção de um grande reservatório no Rio Cotia, visando ampliar a capacidade de controle de cheias que afetam os três municípios.
A iniciativa busca somar esforços aos investimentos já realizados por Barueri, que incluem dois piscinões em operação. A avaliação dos gestores é que a nova obra é fundamental para mitigar os impactos das chuvas intensas, que frequentemente causam alagamentos e transtornos para a população.
Devido à alta complexidade e ao elevado volume de investimentos necessários, o projeto dependerá da participação do Governo do Estado. Os prefeitos alinharam durante o encontro o envio de um ofício conjunto ao governador Tarcísio de Freitas para solicitar o apoio e a viabilização da construção.
O novo reservatório se integraria a um sistema que já conta com o Piscinão do Jardim Silveira, em funcionamento desde o início de 2026. Localizado na Avenida Alziro Soares, ele possui 22 metros de profundidade em uma área de 24 mil metros quadrados, com capacidade para armazenar 120 milhões de litros de água.
Outra estrutura importante é o Piscinão da Vila Márcia, no Belval, operacional desde meados de 2025. Situado às margens do Rio Barueri-Mirim, o reservatório ocupa uma área semelhante, de 24 mil metros quadrados, e pode reter um volume ainda maior, de até 350 milhões de litros de águas pluviais.
Além dos piscinões, a Prefeitura de Barueri também executa obras de alargamento das margens do Rio Cotia no bairro Jardim Maria Helena, na divisa com Carapicuíba. A combinação dessas ações com o novo projeto é vista como a principal estratégia para aumentar a segurança da região contra as cheias.









