Uma ampla campanha de saúde auditiva em Barueri, batizada de "Caminhos do Som", identificou mais de 1.200 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal para a realização de exames de audiometria. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, com foco na identificação precoce de possíveis alterações auditivas nas crianças.
Nesta edição, a campanha ganhou agilidade com o uso da tecnologia. Um sistema com QR Code, desenvolvido pela Secretaria de Educação, permitiu que pais e professores de 56 escolas respondessem a um questionário online. Ao todo, 8.174 questionários foram preenchidos. A ferramenta analisa as respostas e identifica automaticamente os estudantes com maior risco de problemas auditivos.
"O sistema faz a pontuação automaticamente com base nas respostas dos pais e dos professores, agilizando as convocações. Antes, os profissionais precisavam analisar cada questionário individualmente. Isso trouxe muito mais dinamismo ao processo", detalha Solange Lança, do Departamento de Tecnologia Assistiva do Setor de Fonoaudiologia da SDPD.
O questionário continha perguntas objetivas, como "Você acha que seu filho tem dificuldade para escutar a televisão com volume normal?" e "Ele reclama de barulhos dentro do ouvido?". Com base na análise das respostas, mais de 1.200 alunos foram encaminhados para a etapa seguinte da triagem.
As crianças que apresentarem alterações nos exames de audiometria serão encaminhadas para uma avaliação com um médico otorrinolaringologista. Ele poderá indicar o tratamento adequado, que pode incluir intervenções médicas ou a prescrição de um Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). Solange Lança ressalta o caráter preventivo da ação. "Muitos alunos não precisam de aparelho auditivo porque os sinais são identificados precocemente, permitindo tratamento antes que o problema evolua", afirma.
Carla Cristina Mattos Valentino, mãe da estudante Ângela Cristina Costa, de 6 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Aristides da Costa e Silva, elogiou a iniciativa. "Ela teve uma otite, foi encaminhada ao otorrino, passou por cirurgia de amígdala e, depois de um ano e meio, a otite voltou. Hoje saio mais tranquila com o resultado do exame e feliz em saber que está tudo bem", relatou a mãe após a filha passar pela triagem.
Segundo Mel Almeida, diretora do Departamento de Projetos da Secretaria de Educação, a identificação precoce é fundamental para o desenvolvimento escolar. "Quando a professora percebe um possível atraso na aprendizagem e sabe que a criança está participando da campanha, ela pode adotar estratégias para favorecer o acompanhamento em sala de aula, como posicionar o aluno mais próximo dela", explica. Ela também reforça a importância do preenchimento atento dos questionários por pais e professores.
A campanha "Caminhos do Som" continua até dezembro. A Prefeitura de Barueri orienta os pais e responsáveis das crianças convocadas a comparecerem nas datas agendadas para não comprometer o atendimento de outros estudantes.









